Sobre

O Projeto  * 01/06/2017 - 07/12/2018...

Roteirização Sequencial da Fase Concluída do PROJETO "My Big DreaM"

Nesta jornada, atravessamos o Brasil de norte a sul e de leste a oeste e passamos por todas as suas Capitais, as grandes extensões descampadas do Centro-Oeste, Cidade de Rio Branco, AC, a capital brasileira mais perto da Cordilheira dos Andes, a linha do Equador por duas vezes, a primeira em RR e a segunda em Macapá, AP, a Selva Amazônica, a Savana da República da Guiana onde devido a um tombo num areal no meio do nada, tivemos que pernoitar ao relento, navegamos pelo Rio Madeira e pelo Rio Amazonas.

Saímos do Brasil pela cidade de Bonfim, RR, atravessamos a Guiana, Suriname e Guiana Francesa e voltamos a entrar no Brasil pelo Oiapoque, AP. Atravessamos mais uma vez o Rio Amazonas e de Belém, PA até Touros, RN, litoral norte onde se dá o início da BR 101, percorremos os seus 4.650 km até São José do Norte, RS onde termina. O primeiro treinamento de Pilotagem Defensiva foi realizado no Curso oferecido pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) em junho de 2017. 

Participamos também em 2017 do Salão 2Rodas em SP convidados pela HONDA Motos e tivemos ainda em virtude do roteiro o privilégio de visitar os três grandes Centros Educacionais de Trânsito HONDA (CETH), onde realizei os treinamentos de pilotagem Básico, em Indaiatuba, SP, Intermediário em Manaus, AM, e Avançado e Off Road em Recife, PE. Quando em Indaiatuba, SP além do treinamento, tivemos a oportunidade de visitar o Museu HONDA Motos e em Manaus, AM tivemos ainda a oportunidade de realizar uma visita guiada pela Fábrica de Motos, e de quebra, convidados a almoçar na sede. Em julho de 2018 participamos da 15 Edição do Brasília Capital Moto Week sendo a nossa segunda passagem pela Capital do Brasil.

Participamos de várias entrevistas no rádio, na TV, Jornais e Revistas. Fomos convidados do Programa Encontro com Fátima Bernardes (2017), do Quadro "THE WALL" do Programa do Luciano Huck (2018) e do Programa do Caldeirão do Huck (2019).

Ao fim desta senil Aventura recebemos a homologação como BANDEIRANTE FAZEDOR DE CHUVA. Este reconhecimento é outorgado pela Comunidade Fazedores de Chuva, apenas, "ao Motociclista que tenha o bom desatino de se embrenhar na tarefa de fazer todas as capitais dos estados, as 26, mais o Distrito Federal".

"qualquer um pode fazer, porém, poucos o fazem..."

Viajar pelos 27 estados do Brasil de moto foi uma experiência inesquecível. A diversidade de paisagens, culturas e tradições que encontrei ao longo do caminho foi verdadeiramente notável.

Das florestas exuberantes da Amazônia ao terreno acidentado do cerrado, das vibrantes cenas musicais do Nordeste à arquitetura modernista de Brasília, o Brasil é um país que nunca para de surpreender. Sinto-me incrivelmente grato pela oportunidade de explorar tudo isso sobre duas rodas em companhia da minha amada Esposa Shirley. 

MBD no Mundo

A Parceira  * 17/07/1947  † 26/06/2020

Shirley Elena Alonso Box 

Graduada (2008) aos 61 anos em Gestão de Negócios em Turismo e Hotelaria (UVA, MA). Maître d'Hotel (SENAC), Guia de Turismo (Ministério do Turismo) e Ecoturismo (SENAC). Com conhecimentos e habilidade no atendimento de qualidade e com mais de 15 anos de experiência em Hotelaria (Governança), Liderança, Coordenação e Treinamento.

Casada comigo, Serafín, desde 1977, até sua partida em 2020 (43 anos). 

Meu velho coração pesa de tristeza e está negro de luto. Você se foi. Você partiu sozinha na sua última viagem, seguindo caminho por outras estradas fora do nosso roteiro e comigo ficam agora estas eternas saudades.

Até sempre! Foi um privilégio viver ao teu lado por longos 43 anos que hoje parecem apenas alguns minutos. Por isso a tua ausência está doendo tanto. Sentirei tua falta a cada segundo dos meus dias, mas na tua memória, saberei encontrar o conforto e o ânimo para seguir vivendo e continuar enfrente, sem desistir, como Você me ensinou com a tua coragem e resiliência nos momentos difíceis que vivemos juntos.

O Piloto  * 28/04/1946

Sou o Serafín, Natural de Montevidéu, Uruguai, nascido em 1946 (77 anos), e morando no Brasil desde 1977 (45 anos), autor do PROJETO “My Big DreaM”.

Fui casado com Shirley desde 1977, até sua partida em 2020 (43 anos).

No Uruguai, em 1963, com 18 anos, ingressei na Escuela de Mecânicos de la Armada Nacional, formando-me em 1964 como Mecânico de Aviões na “Escuela de Aviación Naval” Laguna del Sauce, Maldonado. Servindo até 1975.

No Brasil, em 1999, aos 53 anos, me formei no SENAC-MA como Guia de Turismo Regional do Maranhão e em 2001 como especialista em Turismo de Aventura e Ecoturismo (MPE/FUNBIO) na Reserva Ambiental da Vale do Rio Doce em Linhares, ES.

Moramos em SP, RJ, MA, CE. Desde 2019, estou estacionado na cidade de Criciúma, SC, aguardando meu retorno para a estrada. 

Motociclista Estradeiro desde 2017. 

A Moto  * 20/10/2015

A Honda CG 160 TITAN, a "PRECIOSA" é uma valente. 

Foi a nossa primeira moto e com ela aprendi a pilotar e Shirley aprendeu como é a vida de Garupa, conseguindo realizar todo o percurso sem nenhum contratempo mecânico.

Tem sido uma jornada e tanto para a Preciosa! Depois de percorrer 35.000 quilômetros passou por uma extensa revisão e uma geral e merecida e manutenção.

Esta extraordinária Máquina agora, também, está equipada com novos baús de alumínio ficando pronta para enfrentar mais uma aventura. 

Seus novos equipamentos foram cuidadosamente adaptados para se adequar perfeitamente à infraestrutura existente, ao mesmo tempo em que adicionaram um toque de modernidade e estilo. 

Com sua estrutura preparada para longas distâncias e ótimo desempenho, pilotar a "Preciosa" percorrendo mais uma vez o Brasil, desta vez de extremo a extremo em homenagem a Shirley, será sem dúvidas uma nova e exitante experiência, tendo a certeza de que me levará por estas novas rotas em segurança e sem contratempos.

Roteiro Previsto

A Estrada * 01/06/2017...

Aparelhei a Moto da ilusão

E reforcei a fé de motociclista.

 

Era longe o meu sonho, e traiçoeiro

O caminho...


(Só nos é concedida esta vida que temos; 

E é nela que é preciso procurar o velho paraíso que perdemos).


Prestes, larguei a embreagem

E disse adeus a cidade, à paz tolhida.


Desmedida,

A imensidão da estrada

Transforma dia a dia a motocicleta

Numa errante e alada sepultura...


Mas faço as curvas sem desanimar.

 

Em qualquer aventura,

O que importa é partir, não o chegar.


Adaptação do Poema “A Viagem” de Miguel Torga

Portugal 1962

My Big DreaM de volta à Estrada
Apoie essa ideia...