O Projeto

Como tudo começou...

Monumento ao Meio do Mundo - Linha do Equador localizada na cidade de Macapá, AP.

Foi alguns anos atrás, lá em 2015, no Maranhão. Uma noite, acordei no meio de um sono inquieto e fiquei pensando o que seria das nossas vidas, sem filhos, sem família, sem emprego formal, sem aposentadoria, sem patrimônio, sem perspectivas…


Foi então que percebi que enquanto ficássemos na nossa zona de conforto lamentando-nos da nossa velhice e da nossa sorte, nada iria acontecer a não ser, ficarmos mais e mais velhos. E, sem descendentes, seria cada vez mais difícil deixar algum registro da história da nossa passagem por esta vida.


Na época tínhamos 70/69 anos, respectivamente, ainda apaixonados por aventuras e esportes radicais. Se queríamos realmente fazer a diferença, o momento era àquele!


Em vista disso e em um estalo de senil lucidez, decidimos romper as correntes da vida monótona e sem emoção a qual estávamos amarrados e em uma atitude radical, decidimos deixar tudo para trás, nem mais, nem menos, e colocar o pé na estrada mais uma vez.


Então decidimos que desta vez a maneira mais adequada e mais econômica para as condições físicas e financeiras que tínhamos no momento seria comprar uma moto, a pesar que a nossa vontade era ter um Moto Home, e rodar por onde a estrada nos levasse, conhecendo pessoas, descobrindo histórias de vida, novos lugares, novas culturas, novos sabores, novos amigos e assimilando tudo de bom que pudéssemos encontrar pelo caminho.


Nesta parte da história existia um porém, nunca havíamos pilotado uma moto e nem tínhamos a menor ideia de qual seria a mais adequada para comprar de acordo a falta de experiência e condições financeiras do momento.


Pela total falta de know-how no quesito motociclismo, fomos agraciados com a orientação do nosso amigo, Gerente da Concessionária da HONDA Motos da cidade de Pinheiro, MA, onde morávamos, a comprar uma CG 160 TITAN que tinha sido lançada naquele ano (2015) e acabado de chegar.


De acordo a minha "bagagem" em pilotagem, este modelo de moto era a que mais se encaixava dentro das expectativas, a qual sem perceber foi se tornando de mansinho a nossa fiel e valente companheira das estradas.


Superado este detalhe, decidimos então percorrer o Brasil de norte a sul e de leste a oeste e a medida que fomos planejando o roteiro e vendo na enrascada que tínhamos nos metido, a ousadia foi crescendo proporcionalmente ao ponto de que, sem mais nem menos, concordamos em contornar o mundo de Moto. 


Embora a idade avançada pudesse ser uma contradição, não tínhamos pressa, tínhamos todo o tempo do resto das nossas vidas! 


Loucura, desatino? Seria uma Aventura (decisão) insana para a nossa idade? Ou não? Será que teríamos capacidade e tempo suficiente para que o futuro nos dissesse se foi ou não uma escolha certa? 


O que você opina? Deixe o seu Comentário!

Então tinha chegado a hora de viver a nossa vida, queríamos sentir o sopro da vida abalroando contra nossos rostros, sem nos preocupar com mais nada, a não ser, de ir em frente sem olhar para trás. 


Dispúnhamos de todo o tempo do resto das nossas vidas e para ficar mais emocionante, tínhamos o estímulo dos desafios a serem vencidos e a boa lembrança dos amigos e lugares que iriam ficando pelo caminho.


Ao atravessar a fronteira no Chuí-RS e após ter percorrido mais de 30 mil km por estradas nas mais diversas condições, pensávamos estar preparados para realizar o nosso Grande Sonho de visitar a maior quantidade possível dos atualmente 193 estados-membros da ONU ao redor do mundo e homologar esta inédita e senil Aventura para a Terceira Idade.


Mas como diz o Proverbio 16:9 "Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos".


Então o destino nos pregou baita de uma peça, em junho de 2020, Shirley, minha Amada Esposa, partiu só, pela primeira vez nos 43 anos nossa vida de casados, para percorrer Estradas que não faziam parte do planejado.


Hoje sozinho, com 77 anos e após a longa pausa imposta pelo destino, estou voltando para a Estrada, ansioso para saber se, ela, poderá ser a cura para esta imensa saudade que aperta o meu velho e cansado coração.

Linha do Equador na BR 174  - Localizada no distrito de Nova Colina, município de Rorainópolis - RR

My Big DreaM de volta à Estrada
Apoie essa ideia...